Vinho Moscatel de Setúbal Adega de Palmela é novidade da Porto a Porto

vinho Moscatel de Setúbal Adega de Palmela

A pequena península de Setúbal, 30 quilômetros ao sul de Lisboa, é famosa por um único vinho: o célebre Moscatel de Setúbal, uma bebida doce e fortificada como o vinho do Porto, embora bastante diferente por aromas e sabores.

Este vinho peculiar é elaborado com a uva Moscatel de Setúbal, também conhecida como Muscat de Alexandria, mas, apesar do nome, é improvável que seja oriunda da cidade egípcia. Segundo a crítica britânica Jancis Robinson, evidências históricas indicam que a cepa se desenvolveu na Magna Grécia (sul da Itália) ou na Grécia.

Reza a lenda que a península de Setúbal foi povoada por Tubal, um dos filhos de Noé, o que deu origem ao nome. A história vitivinícola da região perde-se no tempo como atestam as primeiras vinhas da Península Ibérica plantadas em cerca de 2.000 a.C..

Em 1907, a região do Moscatel de Setúbal foi demarcada, sendo a segunda mais antiga de Portugal. Na Denominação de Origem Setúbal são elaborados exclusivamente vinhos generosos – licorosos de forte personalidade – conhecidos como o Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal, visto que devem ter pelo menos 85% da casta Moscatel de Setúbal ou Moscatel Roxo na sua produção.

Delicadeza, perfume, longevidade, elegância e modernidade tornam este vinho único e especial. Deste território, caracterizado por planícies, serras e encostas, além dos rios Sado e Tejo e a proximidade com o Oceano Atlântico, saem alguns dos melhores vinhos do país.

Nesta belíssima terra, de solo argilo-calcário e clima mediterrâneo, nasce o Moscatel de Setúbal da vinícola Adega de Palmela, um vinho doce e licoroso que acaba de chegar ao Brasil pela importadora Porto a Porto.

É uma bebida de uma linda cor âmbar com reflexos dourados. Os aromas lembram cascas de laranja, mel, frutos secos e chá. Em boca, o vinho tem frescor, equilíbrio e boa persistência. Tem potencial de guarda de muitos anos.

O Moscatel de Setúbal Doce DOC Adega de Palmela é perfeito como aperitivo à temperatura de 10ºC ou como digestivo à temperatura de 16ºC. Acompanha doces portugueses e chocolate preto. A graduação alcoólica é de 17%.

vinho moscatel de setubal Adega de Palmela

Fundada em 1955, a cooperativa Adega de Palmela integra a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal e tem 300 associados que possuem uma área de 1.000 hectares. A vinícola fica numa planície arenosa em Palmela, vila que pertence ao distrito de Setúbal, na área metropolitana de Lisboa. O território é inserido parcialmente na Reserva Natural do Estuário do Sado e, outra parte, no Parque Natural da Arrábida.

Tags: , , ,

Porto a Porto apresenta seus lançamentos e tendências de mercado na Expoapras 2024

Estande Porto a Porto Expoapras 2023

Empresa mais sólida do mercado nacional, a importadora e distribuidora Porto a Porto, com sede em Curitiba, estará presente com um grande estande na 41ª edição da Expoapras, maior evento do setor supermercadista paranaense que será realizado no Expotrade Pinhais, na região metropolitana da capital, de 16 a 18 de abril.

Tags: , , , ,

Diferenças entre margens esquerda e direita de Bordeaux

mapa da região vitivinícola de Bordeaux

Se você está pelo menos um pouco familiarizado com o mundo dos vinhos, já deve ter ouvido falar das margens esquerda e direita de Bordeaux. Importante cidade do oeste da França, Bordeaux dá o nome a toda a região vitivinícola que a cerca. Ela é considerada o império do vinho, tanto pela extensão territorial quanto pelos volumes de bebida produzida e pelas cifras acima de cinco dígitos que com frequência seus rótulos alcançam.

Tags: , , ,